11 fevereiro, 2015

Liberais ou Republicanos?


Jürgen Habermas, filósofo e sociólogo alemão, apontado como herdeiro da Escola Frankfurt é considerado um dos mais ativos e importantes pensadores desde o século passado. Com 85 anos continua escrevendo e aprimorando seu pensamento, principalmente refletindo sobre a sociedade contemporânea e seus rumos através da Teoria do Agir Comunicativo.

Em uma de suas obras, “A inclusão do outro”, no capítulo nove, Habermas discorre sobre “Três modelos normativos de democracia”, quando aponta vantagem e percalços do Liberalismo e, em argumentação, da mesma forma critica o modelo social que chama de Republicano, dando na parte final do capitulo suas contribuição para uma terceira via, pautada numa politica deliberativa e realizada conforme processos comunicativos de cunho político.

Conforme apresentamos em sala, na disciplina de Direito Constitucional I, quando falávamos sobre os dois modelos (liberal e social), encontramos e disponibilizamos a obra ora citada para que possamos juntos refletir sobre os argumentos trazidos pelo autor.

Para ter acesso ao download basta clicar aqui